A Comuna Fidel Castro, localizada no município de Ceará Mirim (RN), com 25 famílias, doou alimentos saudáveis para a população da cidade, desempenhando o seu papel coletivo de solidariedade que é uma das bandeiras do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Cerca de meia tonelada de macaxeira, batata doce, mamão, banana e outros produtos fresquinhos direto do campo para a mesa dos que precisam. Os alimentos são todos produzidos pelos acampados do MST na Comuna Fidel Castro que, mesmo em pouco espaço ocupado, conseguem criar excedente para compartilhar com a sociedade. A ação foi no dia 28 de agosto.

Desde os primeiros passos da opressão do homem pelo homem nas relações humanas de trabalho e sociedade precisou se definir estratégias para manutenção da vida. Das mais antigas atividades de trabalho do homem à Agricultura ocupa um destaque significativo.

Como dizia Marx: “A história da humanidade é a luta de classe”, pois é através dela que os sujeitos definem sua consciência e é na luta que se escolhe o projeto de sociedade que queremos.

O Plano de Reforma Agrária Popular lançado pelo MST no início de junho, propõe a divisão da terra como alternativa viável para inúmeros problemas enfrentados pelas cidades, como  a superpopulação concentrada nas periferias, geração de emprego e renda e uso adequado do solo e na produção de alimentos saudáveis. A agricultura familiar é responsável por até 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

A campanha de solidariedade que o MST está promovendo desde o início da pandemia, já distribuiu mais de 3 mil toneladas de produtos agroecológicos, fresquinhos e cultivados com todo amor pelos trabalhadores assentados e acampados  que, apesar de toda perseguição política, despejos e falta de apoio e investimentos do governo, tem dado mostras de que o campo é uma alternativa viável para minimizar os graves efeitos econômicos evidenciados pelo Coronavírus.

As ações de solidariedade do MST fazem parte da campanha nacional Vamos Precisar de Todo Mundo, que reúne as diversas iniciativas solidárias desenvolvidas pelos movimentos sociais em todo o país.