A ação “Pretos no Enem”, lançada por jovens nas redes sociais, conseguiu movimentar uma rede de voluntários de todo o país para pagar as taxas de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de estudantes negros sem condições de quitar os R$ 85 cobrados pelo MEC.

A proposta surgiu depois que a podcaster Lyara Vidal anunciou no Twitter a ideia de arrecadar recursos para ajudar os estudantes que não tem como pagar a taxa, especialmente durante o isolamento social. Em dois dias, o projeto reuniu mais de 6 mil voluntários.

Pretos no Enem surgiu após publicação na rede social da publicitária cearense
Lyara Vidal, de 24 anos — Foto: Arquivo Pessoal

“Li uma notícia sobre as 300 mil pessoas que não fariam o Enem 2020 pela falta de pagamento do boleto, então me ofereci para pagar alguns boletos de ouvintes meus que precisassem dessa força”, conta Lyara.

No chamado da ação no Twitter, o projeto ressalta esse alto número de inscrições realizadas que ainda não foram pagas, o que pode impedir que milhares de estudantes façam a prova que dá acesso ao ensino superior.

“Você sabia que 300 mil boletos de inscrição foi ENEM ainda não foram pagos? Você consegue pagar 1 boleto (85 reais) ou mais? Uma galera massa se uniu para ajudar a pagar a inscrição no ENEM de jovens negros e que estejam em situação de vulnerabilidade. Cada inscrição custa R$85 e pode ser paga até o dia 10 de Junho.”

Solidariedade em ação – As ações solidárias realizadas por  movimentos sociais, estudantis e de entidades representativas de trabalhadores estão fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas durante a pandemia. Com o governo ausente da realidade do povo e muitos sem acesso ao benefício da renda básica por não constarem dos cadastros oficiais, padecem pela fome e pelo abandono das instituições, são essas ações que estão contribuindo para que as pessoas possam sobreviver durante o isolamento.

As frentes Brasil Popular e Povo sem Medo estão com várias ações para mitigar os efeitos econômicos e sociais agravados com o advento do Coronavírus. Entre elas, a campanha Vamos Precisar de Todo Mundo, que reúne parceiros de todo o país em seu site todomundo.org, para dar visibilidade às iniciativas solidárias realizadas pelos movimentos sociais. Além disso, a Plataforma Emergencial para o Enfrentamento do Coronavírus e da Crise Brasileira apresenta propostas imediatas para solucionar as principais questões que o Brasil passa nesse momento.

Leia aqui as propostas da Plataforma: PlataformaEmergencialCoronavirus

Para colaborar com a ação Pretos no Enem, preencha o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmuLmhiIAT_7fm3uGiIU7-Z6kD7xAyq1Lal6CrlfQylhYEiA/viewform

Siga o projeto no Instagram >>  @pretosnoenem

Fonte: G1