No dia 25 de maio de 2020, o MST completou 35 anos das primeiras ocupações em Santa Catarina. Na semana de comemorações, cerca de 6,4 toneladas de alimentos foram doados em quatro regiões do estado. Além das doações, foi construída uma estufa destinada a produzir alimentos para novas ações de solidariedade pensando a necessidade de ações em médio e longo prazo. Junto às ações solidárias, o MST de SC foi reconstruindo e recordando as incontáveis ocupações realizadas nas mais de três décadas.

Em Santa Catarina o MST conta com cerca de 6 mil famílias vivendo em 140 assentamentos, ocupando mais de 70 mil hectares de terra. Neste espaço há 26 escolas, oito cooperativas, rádios comunitárias, postos de saúde e muita produção de alimentos saudáveis.

O MST integra a campanha Vamos Precisar de Todo Mundo, que reúne parceiros entre movimentos sociais, coletivos, sindicatos e outras campanhas, como a Periferia Viva, para agregar e dar visibilidade às ações de solidariedade que estão sendo realizadas em todo o país durante o isolamento social. Milhares de brasileiros estão sem nenhum tipo de renda nesse momento, excluídas dos cadastros do governo e sem nenhum apoio dos órgãos oficiais.

Veja as fotos do MST SC: