O Movimento dos Trabalhadores/as por Direitos comemorou nesta sexta-feira (22), 20 anos de existência. Uma live no Facebook fez um histórico das ações e lutas do Movimento até agora. Nesse período, a luta por moradia e contra o desemprego, foi somada à luta por direitos. E o slogan Direito de Trabalhar, Trabalhar com Direitos representa o conjunto das lutas do MTD. “Anti-imperialismo, contra o saque dos recursos naturais e pela auto afirmação dos povos”, são alguns dos conceitos que permeiam o significado desses direitos.

Na década de 1990 o país atravessava um período de pobreza cruel, desemprego e miséria fruto do governo FHC. Como resposta, nos anos 2000, nasce no dia 22 de maio no Rio Grande do Sul após uma grande marcha por trabalho o “Movimento dos Trabalhadores Desempregados”.

Nesses 20 anos cheio de solidariedade de classe, muita coisa aconteceu. O MTD se expandiu para todas as regiões do Brasil e se tornou o MTD atual: Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos.

Durante a pandemia, o MTD tem se destacado em ações solidárias para auxiliar as pessoas que estão mais vulneráveis pelo isolamento social. Já foram arrecadados e doados milhares de cestas básicas, produtos de limpeza e higiene,máscaras e álcool em gel.

Em Pernambuco, um cursos para formação de agentes populares de saúde, forma grupos de 15 em 15 pessoas que aprendem cuidados básicos de saúde e atendem pessoas nos bairros e comunidades.

Uma das responsáveis por esse projeto, Senhorinha, é convidada da live que comemora os 20 anos do MTD. Senhorinha é militante do Movimento em Pernambuco e tem forte atuação na comunidade de Peixinho, em Olinda, por meio dos agentes populares de saúde. Clique aqui para conhecer o projeto. 

E Ana Dias, militante histórica do movimento contra o custo de vida é a outra convidada para o debate. 

A mediação é feita por Luana, do MTD da Paraíba.

Confira:

🎂 LIVE ESPECIAL – MTD 20 ANOS NA LUTA!

📌 Na década de 1990 passamos por um período de pobreza cruel, desemprego e miséria fruto do governo FHC. Como resposta nos anos 2000, nasce no dia 22 de maio no Rio Grande do Sul após uma grande marcha por trabalho o "Movimento dos Trabalhadores Desempregados". Nesses 20 anos cheio de solidariedade de classe, muita coisa aconteceu, crescemos para todas as regiões do Brasil e hoje nós somos o MTD – Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos.E para comemorar esses 20 anos, convidados Ana Dias, militante histórica do movimento contra o custo de vida e Senhorinha, militante do MTD no Pernambuco e que tem atuado na comunidade de Peixinho por meio dos agentes populares de saúde.Mais uma vez a mediação é feita por Eliane Martins, da coordenação do MTD e militante que participou da primeira ocupação do movimento. Nossa live acontece sexta-feira (22/05) às 19h30 em nosso facebook.🖱️ Link para nossas redes: http://bit.ly/38zXOY9 🏳️DIREITO DE TRABALHAR!TRABALHAR COM DIREITOS!

Publicado por MTD – Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos em Sexta-feira, 22 de maio de 2020